Como Estudar Melhor – O Guia Definitivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Você Já teve dificuldade de compreender em sala de aula o que seu professor estava te explicando?

Após ler um livro muito interessante com um tema de fácil compreensão, mas passando aquele dia você não consegue se lembrar de mais nada.

Pode acontecer também de começar um estudo e achar muito difícil a matéria estudada por vários fatores, como por exemplo: Sono, desanimo, pode ter vontade de fazer outras coisas na hora do estudo etc. Já encontrou dificuldade em estudar em suas anotações.  Há algo errado no seu planejamento de estudo. Não se preocupe não é com você, é a maneira errada que está aplicando.

Ficou interessado no artigo? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos eliminar a procrastinação!

Você sabia que é possível passar a vida toda apreendendo coisas novas todos os dias? E mesmo assim não faltará espaço suficiente para memorizar tantas coisas diariamente. Aquelas provas gabaritadas que vemos em escolas ou vestibulares não quer dizer que a pessoa que conseguiu esse resultado tenha um cérebro diferente do seu, ou seja o que difere delas é a base de experiência ao aplicar os estudos.

Essa base de experiência se ajunta com uma boa estratégia de estudo.

Como Estudar Melhor – Técnicas de Estudo 

1216_learning-800x480

  • Para muitas pessoas tem aquela certeza que são incapazes de aprender por ter recebido muitas notas baixas, por receber tanto resultados negativos ela se coloca abaixo em relação as outras pessoas de sucesso. Elas acaba duvidando de suas próprias capacidades.
  • Substituição de ações erradas pelas certas.
  • Não podemos atribuir os fracassos como aspectos de nossa identidade.
  • Não podemos alimentar alguns pensamentos como: “Pra mim nunca vai dar certo, sou burro de mais, não adiante estudar não entra nada aqui mesmo. Sou muito velho(a) pra aprender…” Quando sofremos por achar que tem alguma coisa errada com o nosso cérebro, isso quer dizer que estamos sofrendo por uma crença limitadora. Por isso que as ações necessárias para obter um resultado satisfatório, não são iniciada, nem estimuladas.
  • Todas as pessoas possuem um potencial que ainda não está sendo aproveitado. Basta mudar as estratégicas para aproveitar o potencial e colher os melhores resultados.

Clique aqui e descubra como montar um plano de estudo vitorioso para aprender e memorizar qualquer matéria!

Estratégias Para Aprender Mais em Menos Tempo

Como estudar Melhor

Para criar uma estratégica adequada ao seu perfil precisa se entender como que o seu cérebro funciona. Dentro do nosso Cérebro existe 2 tipo de memorias:

  • Memória de Curto Prazo: quando estudamos algo hoje e amanhã não lembramos mais o que foi absorvido pela leitura, quer dizer que não houve retenção dentro da memória de curto prazo. Sim, o conhecimento foi absorvido, mas não retido dentro da memória de curto prazo.
  • Memória de Longo Prazo: Em um outro exemplo como andar de bicicleta, decorar tabuada ou aprender a língua nativa esse conhecimento levamos para a memória de longo prazo, por isso que esse aprendizado não é esquecido.
  • Devemos transferir as informações da memória curta para a memória longa. Para reter o conhecimento dentro da memória de longo prazo, precisamos adquirir EXPERTISE dentro da área. Precisamos viver o que aprendemos e colocar em pratica, com isso conseguimos dar sentido a informação.

Exemplo: Memorização de peças de xadrez

Colocado no tabuleiro as peças no lugar ideal e memorize os nomes as posições adequadas, e depois dê uma reviravolta nas posições e memorize onde as peças foram colocadas depois dessa variadas de lugares. Tente memorizar! E depois faz outra coisa e depois volta a tentar colocar essas peças onde você visualizou. Se você estiver muita dificuldade de se lembrar, é sinal que a visualização foi para memória de curto prazo e não foi retido o conhecimento, isso quer dizer que você não tem Expertise nessa área, então você terá 4 dificuldade aqui:

  • Lembrar quais peças de xadrez que estava no tabuleiro.
  • Lembrar o número de peças que estava lá.
  • Lembrar o local onde exatamente estava posicionada.
  • Por final deverá se lembrar se a peça era branca ou preta.

Sendo assim há um atrofiamento cerebral nessa área, pois você não tem interesse de se dedicar, lembrar, se esforçar para não perder esse conhecimento. Força de vontade de aprender sempre coisas novas. Lembra do inicio desse artigo? Isso interfere na produtividade em todos os aspectos de nossa vida, tem haver também em gerenciamento de tempo gasto pra reforçar aquele conhecimento adquirido. Esses assuntos se encontra nos outros artigos da série de produtividade.

  • Agora se você estiver Expertise no jogo de Xadrez você terá muita facilidade de lembrar exatamente onde as peças estava, o número, a cor e os nomes exatamente de quais eram, ante de se distrai com outra tarefa. O nome dessa facilidade é Philidon Position.
  • Conseguiu identificar o segredo nesse exemplo? Quem conhece, sabe jogar muito bem o jogo não terá dificuldade nenhuma, pois esta familiarizado com o assunto, ou seja, se dedica, pratica, sempre tem contato com o jogo então, nunca esquecera e aquelas posição, será algo normal pra ele. Ou seja não ouve atrofiamento cerebral nesse assunto. Entende! Isso?
  • Agora se for um jogador experiente e tiver Expertise, mesmo assim terá dificuldade se o tabuleiro mostrar ao longo do jogo situações impossíveis de jogar ou ter um ganho na partida ou exercício. .

Recentemente eu gravei um vídeo bem rápido, explicando a causa por que algumas pessoas não conseguem memorizar o que estuda, embora isso seja muito comum entre as pessoas, mas é algo que vale a pena analisar.

Clique aqui e descubra como montar um plano de estudo vitorioso para aprender e memorizar qualquer matéria!

Portanto, faça o seu melhor, pense sempre alcançando seus maiores objetivos.

Claro! que isso pode ser mais rápido para alguns, mais devagar para outros, mas no final, todo trabalho feito com dedicação sempre será reconhecido.

Faça seu melhor e o melhor virá até você!

Ainda mais conteúdo (exclusivo) por e-mail

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *