Como Memorizar Mais Rápido: O Guia Completo Para Aumentar Em Até 67% Sua Capacidade de Memorização

Tempo de leitura: 6 minutos

Você que está estudando para alguma prova um vestibular ou então algum concurso, você já deve ter percebido que com dois dias após você ter aprendido ou seja estudado algo você esquece praticamente mais da metade do conteúdo que você havia estudado! pois bem isso é muito comum entre a maioria do estudantes, mas felizmente neste post eu irei te revelar métodos sensacionais para você aprender como memorizar mais rápido!

Ficou interessado no artigo? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos aprender a memorizar mais rápido e melhor!

Como Memorizar Mais Rápido – Curva do Esquecimento

como memorizar mais rápido

Segundo alguns estudos e pesquisas, depois de 24 horas após o aprendizado. Praticamente cerca de 70% dos detalhes se perdem…

Agora imagina depois de 2 dias ou então 1 semana o quanto que você irá se esquecer…

Isso também pode ser chamada de curva do esquecimento uma teoria desenvolvida por um psicólogo alemão chamado Herman Ebbinghaus.

A curva do esquecimento mostra o quanto somos capazes de reter informações recém-adquiridas.

Aqui  o exemplo bem claro de uma curva do esquecimento sem nenhuma estratégia para facilitar na retenção do conteúdo:

curva do esquecimento

Você pode observar o quanto de conteúdo que se perdem simplesmente por você não aplicar alguns métodos totalmente simples e funcionais.

Como estudar e não esquecer!

Tá uma hora dessas você deve estar se perguntando. Tem como estudar e memorizar mais rápido?

A Resposta é sim.

Claro que não existe uma fórmula mágica para você acabar, ou seja, eliminar de uma vez por toda curva do esquecimento, mas sim existem alguns métodos para você possa utilizar essa curva do esquecimento ao seu favor.

Este método que eu quero te mostrar é O Poder da revisão...

Algo que pouquíssimos estudantes fazem e que na verdade é algo extremamente importante.

Na minha caminhada como estudante certa vez eu utilizei esta estratégia que irei explicar daqui a pouquinho juntamente com outra que foi o mapa mental e os resultados foram surpreendentes, algo que mostro no meu e-book gratuito. Se você ainda não baixou clique aqui para baixar.

Mas como revisar uma matéria?

Ta agora você deve estar perguntando? como revisar uma matéria? bem calma aí que eu vou te explicar agora passo a passo.

Este método é tão simples devido o fato de você dedicar somente um período de 3 a 5 minutos do seu dia e revisar o que você havia estudado anteriormente…

Um pouco confuso né. rs

Deixe eu te explicar melhor!

Após um dia você ter estudado o conteúdo, você dedica cinco minutinhos rápido e tenta se recordar do que você havia estudado ontem, você pode escrever isso no papel ou então só recordar mesmo…

O outro passo é depois de três dias você fazer o mesmo procedimento revisando e recordando o que você havia estudado anteriormente…E depois disso pra fixar ainda mais, após uma semana você faz o mesmo procedimento!

Quando você utilizar esta estratégia você vai se surpreender com os resultados, eu digo isso porque eu mesmo me surpreendi, isso porque após eu ter feito isso eu consegui me lembrar no período de 2 semanas, aproximadamente 80% de tudo o que eu havia estudado!

Tem um vídeo também que eu deixarei aqui a abaixo, onde eu explico mais detalhadamente sobre a curva do esquecimento!

 

Como Aumentar em 67% sua Capacidade de Memorização

Bom mas voltando ao assunto eu irei te mostrar hoje alguns passos para você ter uma melhora significativa quando se trata de memorizar o que estuda.

Desses dias pra cá eu vi muitas pessoas reclamando e se perguntado por que não consegue memorizar!

Foi aí que eu percebi que um dos fatores que podem estar diretamente ligada a memorização do conteúdo é justamente a forma que você estuda e algumas coisas que você deixa de fazer.

Tá Ítalo tudo bom eu já sei que a forma que estudo está diretamente ligado ao tanto de conteúdo que eu vou conseguir memorizar.

Mas qual é a maneira de estudar melhor?

Na verdade não existe uma porção mágica que você toma e consegue estudar e memorizar melhor, mas sim existem algumas coisas simples que você sempre deve estar evitando e outras coisas que você deverá estar fazendo.

Eu separei dois tópicos o que você deve evitar e que você deve fazer (Claro que existem muitos erros que a maioria dos estudantes cometem,e eu separei as que eu mais achei importante)..

O que você deve evitar durante o estudo:

Fazer anotações ruins

Quem nunca fez uma anotação e, dias depois, não conseguiu entender uma letra do que estava lá? Por isso, é importante ser preciso e criar estratégias de anotação, para que se tenha (pelo menos) ideia do que está na frente.

Irei gravar mais vídeos sobre como fazer anotações! Ta mais aqui ficou claro você tem que fazer anotações bem precisas.

Não criar um hábito

Criar um “padrão” de estudos ajuda bastante. Por exemplo: reúna tudo o que você precisa no seu local de estudos como caneta, cadernos, livros, etc, para que você não precise se distrair buscando algo que esqueceu. Isso é uma organização necessária antes de “colocar a mão na massa” e focar somente nos estudos.

Não parar para descansar

O nosso cérebro é sensacional mas ele precisa de descanso não adianta estudar 7 a  8 horas seguidas pra depois não se lembrar de nada.

Então sempre faça pausas. Até  no meu E-book Gratuito se você não baixou eu recomendo que baixe. Nesse E-book eu criei um tópico falando justamente sobre como fazer estas pausas. Clique aqui para baixar o e-book completo

O que fazer durante o estudo: Dicas Para Estudar!

Nessa parte eu dou algumas dicas para você aumentar o desempenho nos estudos!

Use estratégias de controle do pensamento

Se você percebe que se distrai facilmente com outros pensamentos, estabeleça uma frase de orientação, que faça você voltar para aquilo que realmente importa. Você pode estabelecer seu próprio método ou escolher coisas mais óbvias. Opções como “concentre-se”, “volte aos estudos” e “foco” poderão ajudá-lo a levar o pensamento para os rumos corretos. Algumas pessoas tem feito isso e tem obtido uma grande melhora!

Escreva à mão ao invés de digitar
Segundo alguns cientistas quando você escreve a mão você automaticamente consegue reter mais conteúdo.

Use marca-texto
Usar canetas coloridas e marca-textos para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção.

Crie um pequeno ritual antes de estudar
Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que você achar melhor.

Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.

Deixe seu Comentário!

Um Forte Abraço!

ítalo Ferreira

Ainda mais conteúdo (exclusivo) por e-mail

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.>

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *