(Vídeo) Como Memorizar Textos Rapidamente (O Guia Definitivo)

Tempo de leitura: 4 minutos

Obviamente você que faz faculdade, estar se preparando para concursos ou alguma prova, ou então que necessite memorizar alguns textos longos para alguma apresentação enfim…

Você já deve ter percebido que não é nada fácil memorizar textos. Mas felizmente, também não é impossível. Geralmente para quem estar estudando alguns textos jurídicos, memorizar é algo muito desafiador não é?

Com este método que irei te mostrar você vai aprender a memorizar textos em pouco tempo e com muito mais facilidade.

Método John Place Para Memorizar Textos

como memorizar textos
créditos da imagem: http://lifehacker.com/

O método que nós iremos usar é método John Place, que por sua vez, é o método mais confiável para se memorizar textos.

John Place é um professor universitário, que quando estudante desenvolveu método capaz de memorizar mais de 20 mil palavras em pouquíssimo tempo.

É óbvio que você não deseja memorizar mais de 20 mil palavras. Mesmo assim,este método é um bom exemplo de como uma repetição sistematizada aliada ao bom processo de memorização, podem ser utilizados para se memorizar qualquer coisa.

Por isso, agora eu quero lhe apresentar um passo a passo que vai te fazer memorizar textos facilmente.

Como Memorizar Textos Passo a Passo

O primeiro passo que você deverá fazer é Levar anotações para uma sala silenciosa, fechar a porta e eliminar todas as distrações.

  • Use um lápis ou processador de texto para dividir, em frases completas, qualquer texto que você precise decorar.
  • Leia a primeira frase em voz alta. Em seguida, feche seus olhos e repita a frase sem olhar no papel. Fale novamente a primeira frase em voz alta.
  • Repita o passo acima, agora com as duas primeiras frases.
  • Agora, repita o processo utilizando cada vez uma frase a mais. Repita as frases até que você seja capaz de reproduzi-las sem o uso do papel.

Após essa sessão de memorização  John Place recomenda que você tire um pequeno cochilo e depois repita todo o processo acima para que você consiga obter o máximo de retenção.

Caso você queira assistir o vídeo, está logo abaixo:

 

Geralmente em nosso dia a dia não conseguimos explorar o máximo do nosso cérebro, devido a alguns hábitos que adquirimos, e que na maioria das vezes são negativos. Mesmo assim o nosso cérebro ainda nos faz um trabalho espetacular, e muito útil.

 

Com isso eu também tenho algumas técnicas que costumo, sempre ir aprimorando cada vez mais e mais. Estas técnicas são eficaz por que ajuda o nosso cérebro trabalhar melhor, e por sua vez facilita muito a memorização e a concentração na hora do estudo.  Por isso eu vou deixar três dicas simples, mais muito eficaz que vai facilmente lhe fazer a aproveitar o máximo do seu cérebro, e te ajudar a estudar melhor.

# 1 Fazer Anotações

Como memorizar textos longos
Créditos da imagem: http://www.colegioweb.com.br/

Esta é uma habilidade que precisa continuamente ser aprimorada, devido o fato de que, quando você anota algum conteúdo, possivelmente você consegue reter aquele conteúdo por muito mais tempo. A anotação é uma técnica que eu não utilizava antes, mais que de um tempo para cá eu comecei a utilizar e ter ótimos resultados!

#2 Fazer Pausas

como memorizar textos com facilidade
créditos da imagem:https://pt.santanderadvance.com

Esta sem dúvida foi uma das coisas que mais, me ajudou em meus estudos, justamente por que, quando você estar estudando em um período de 40 a 60 minutos o seu cérebro não consegue ter o mesmo desempenho de quando você havia começado. Por isso fazer pausas de 5 a 15 minutos é muito importante no estudo. No meu E-book gratuito eu mostro algumas dicas de como fazer pausas e o que você deve fazer neste curto período. Caso você queira baixar e saber mais clique Aqui!

#3 Durma bem e você terá bons resultados.

como memorizar textos para concursos
créditos da imagem: http://www.interne.com.br/

Esta era uma das coisas que mais prejudicam, as pessoas devido o fato, de quando você e dorme tarde, o seu cérebro não consegue obter um desempenho preciso, que consideravelmente é necessário no estudo. O recomendável é que se durma de 6 a 8 horas por dia. Ainda assim, mesmo que pareça um pouco difícil para quem estuda a altas horas, mas é uma dica que não pode ser deixada de lado.

E aí? o que achou das dicas? Não se esqueça de deixar seu cometário!

Um forte abraço!

ítalo Ferreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *