Como Fazer Uma Revisão (O Segredo dos Aprovados)

Tempo de leitura: 5 minutos

Para quem ainda não sabe, ou tem alguma dúvida sobre como fazer uma revisão, eu resolvi fazer um post, onde vou mostrar alguma técnicas ninjas, mas pouco utilizadas, para você fazer uso desse recurso fantástico, e ficar a poucos passos de sua aprovação.

Você já passou por aqueles momentos, em que estudou algum conteúdo, que você tinha muito certeza que iria cair na prova, se dedicou por muitas vezes, tentando memorizar o máximo, e quando chegou o grande dia de fazer aquela prova, você se depara com aquele conteúdo, e por algum motivo não conseguiu se lembrar de quase nada que havia estudado?

Na verdade, isto é muito frustante, e eu conheço muitas pessoas que sofrem com isso. O pior é que essas pessoas muitas vez, desistem de seus sonhos de passar naquele concurso ou vestibular, justamente por que acha que aquela situação “tão indesejada” vai acontecer mais vezes.

Ficou interessado no artigo? Então compartilhe esse post com seus amigos!

Se isso aconteceu com você, a sua missão é continuar lende este post, por que nele eu vou te mostrar, uma técnica de estudo muito eficiente, e que poucas pessoas utilizam.

Técnicas de Revisão de Estudo

Existem vária técnicas de revisão de conteúdo, algumas são boas, outras só servem para “encher linguiça”, mas o meu real objetivo, é compartilhar apenas técnicas que realmente funcionam. Por isso para se fazer uma revisão é preciso, primeiramente entender qual é o seu grau de familiaridade com a matéria que você pretende revisar.

como fazer uma revisão

Tá! Deixa eu te explicar melhor (rs). Geralmente todos nós temos aquelas matérias em que, por acaso temos mais afinidade, ou seja, que mais conhecemos. Do mesmo modo, também tem aquelas “benditas” matérias, que temos mais dificuldade, e dificilmente você conseguirá, reter algum conteúdo, daquela matéria rapidamente.

A revisão é uma técnica, muito eficaz que ajuda, principalmente a reduzir o efeito da curva do esquecimento, que se você ainda não sabe é quando você estuda um conteúdo e depois de aproximadamente 24 horas, você esquece cerca de 60% do que você estudou. Eu explico mais detalhadamente sobre a curva do esquecimento no post como memorizar mais rápido.

Pré Requisitos

Primeiramente para dar início ao método, você deve cumprir alguns pré-requisitos que são fundamentais para você consegui reter mais o conteúdo que você estuda. Então acompanhe estas dicas:

1 – Estude em um local adequado – De preferência encontre um local silencioso para estudar, nestes locais as distrações são menores e você consegue manter mais o foco, no que interessa. Sem se preocupar com vizinhos, com som alto, cachorro latindo ou criança chorando.

Outra coisa que você sempre deve tomar cuidado, é com a organização do ambiente, um ambiente organizado é a forma ideal de aumentar o potencial de seu cérebro.

2 – Faça pausas – Fazer pausas de maneira inteligente e organizada é algo muito eficiente, e poucas pessoas utilizam. Recentemente eu escrevi um E-book onde eu mostro passo a passo o jeito certo de fazer pausas nos estudos. Mas só para ir adiantando, estas pausas devem ser feitas, após você ter estudado por um período de 45 minutos a 1 hora de estudo.

Como Revisar?

O primeiro passo para fazer uma revisão nota 10, é você ir anotando em uma folha de papel ou no computador, todas as partes mais importante, do conteúdo que você estar lendo ou assistindo. Particularmente, eu costumo anotar as partes mais importantes do que eu estudo, no evernote, é um aplicativo muito útil, onde você consegue manter uma grande organização nos seus estudos.  Mas, isso cabe a você definir qual recurso é mais adaptável ao seu estado, papel, celular ou computador.

O segundo passo é você simplesmente utilizar estas anotações, como base para ir revisando o conteúdo. Com relação ao dias de revisão, você deve ter noção do efeito que a curva do esquecimento causa em sua memória, mesmo assim você deve seguir um plano que eu super recomendo. Que basicamente se consiste em revisar 24 horas após ter estudado, depois revisar após 7 dias, e por último 30 dias. Claro que esse plano é totalmente adaptável para seu estado, mesmo assim é importante seguir ele, e depois ir alterando conforme a sua disponibilidade.

Um plano bem prático resumido, para revisar é em:

  • 24 horas
  • 7 dias
  • 30 dias

Como organizar suas revisões

Para organizar suas revisões, eu recomendo você criar uma planilha, onde você possa se orientar, para saber qual a matéria que você terá que revisar naquele período. Caso você não queira utilizar uma planilha, eu recomendo um aplicativo muito bacana, que vai te guiar em relação a suas revisões. Este aplicativo é o Partiu Revisar, é um dos aplicativos que eu mais recomendo, para você ter organização em suas revisões.

Todas estas dicas que eu compartilhei com você, são extremamente fantásticas,e que eu coloco em prática todos os dias nos meus estudos e projetos, e são muito eficazes, por isso ao fazer uma revisão é preciso seguir todos estes passos que eu te mostrei e com certeza você conseguirá,  triplicar a sua capacidade de memorizar qualquer conteúdo!

Eu também gravei um vídeo, onde mostro resumidamente estas dicas de revisões!

Deixa seu comentário!

Um Forte Abraço

Ítalo Ferreira

Ainda mais conteúdo (exclusivo) por e-mail

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.>

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *