Como Vencer de Vez a Procrastinação (Técnica Japonesa) Parte 1

Tempo de leitura: 6 minutos

Procrastinar, a “arte” de deixar para amanhã o que você pode fazer hoje!

Já aconteceu com você a situação em que você tem algo muito importante para fazer, seja um trabalho de escola,um projeto de seu emprego ou até mesmo algumas tarefas simples do dia a dia, e por algum motivo deixou tudo para a última hora?

Bom isso já aconteceu praticamente com todo mundo, mas infelizmente pessoas tem deixado de alcançar o sucesso, justamente por procrastinar.

Neste post sobre produtividade, irei te mostrar algumas técnicas simples para acabar de vez com a procrastinação.

A Técnica japonesa 5S,  aborda várias maneiras para vencer a procrastinação de uma vez por todas.

Essa técnica abrange todas as áreas que precisa de reciclagem de comportamento para alcançar melhores resultado em diversas áreas ,  5S é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. .

Vencer a procrastinação 5S

Fonte da Imagem: Vida Plena e Bem Estar

Ficou interessado no artigo? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos vencer a procrastinação!

O que é procrastinação?

      • Significa enrolação! Tendo uma responsabilidade a se cumprir e mesmo assim deixa essa tarefa de lado e se ocupa seu tempo e energia em concluir outras atividades que não tem tanta importância assim. Não consegue nem dar o primeiro passo para realizar a tarefa que precisava de toda atenção.

Deve-se se entender primeiro os verdadeiros motivos que leva a ter essa procrastinação. Falaremos de um ponto que faz ter essa moleza para realizar.

      • Obstáculo

Um exemplo bem clássico: Chegou a hora do jantar e deve-se começar a se preparar se não pode ter atraso para reunir a família para começar a refeição, mas chegando na cozinha percebe-se um monte de vasilha suja do resto do almoço, faz ter um sentimento de enrolação ou até desanimo para começar a limpar para depois preparar a refeição.

Isso é um grande obstáculo e leva a procrastinação para realização de uma tarefa de urgência.

Um outro exemplo: Começa um curso universitário e sabe que no final do curso tem que entregar a dissertação para conclusão do curso. Não é uma tarefa simples e fácil, exige concentração e foco para concluir com sucesso. Quando se abre a ferramenta de trabalho para começar a dissertação.

Encontra um monte de abas de diversos sites, bate papos chamando o tempo inteiro, fotos ou notificações nas redes sociais que interfere na realização do trabalho. Quando percebe-se já está na última hora para entregar e faz o trabalho de qualquer jeito, pode até não ter atrasado no cumprimento da tarefa, mas deixou muito a desejar.

Esses dois exemplo ilustra muito bem o que é o obstáculo para dar o primeiro passo para finalmente realizar a tarefa prioritária.

 

Elimine o que te faz ficar Procrastinando:

Melhorar a produtividade

É aqui  o momento ideal para aplicar um dos pontos do método 5S.

      • Separar o necessários do desnecessário. Deve ter organização e precisa-se separar as ferramentas necessárias para a determinada tarefa. Elimina-se o que é desnecessários e como resultado terá espaço suficiente para que a criatividade flua como uma pluma e atinja seus objetivos almejados.
      • Os 5S pode ter um olhar critico para as coisas desnecessárias e principalmente para as distrações.  Essa técnica  mostra que para dar o primeiro passo, não necessariamente precisa começar atividade, mas deve ter em mente que tem que preparar as ferramentas necessárias e os recursos e o tempo e principalmente um planejamento para que no tempo, recursos e ferramentas, tenha-se mas sucesso para o cumprimento da atividade.

Qual é a atividade importante que eu tenho que desempenhar hoje? Com essa indagação pode chegar a uma resposta para ter um preparo adequado para essa finalidade. Ai sim com tudo isso planejado e preparado a realização da tarefa prioritária pode começar.

Essa nova ideia pode levantar um grande estimulo, mas como toda ideia ela pode vim e pode ir embora com o tempo se não houver pratica. Precisa de Expertise, ou seja o 5S deve se tornar-se um habito cotidiano, mas para isso é fundamento a repetição e a pratica diariamente para se chegar a perfeição.

Dar continuidade e perseverança é a chave para que a técnica do 5S NÃO desapareça plenamente do habito cotidiano. A famosa preguiça deve ser transformada por esforço e capacidade e motivação.

      • Capacidade significa: ter talento ou habilidade para realizar o que é sugerido. Não adianta ter tudo isso e não ter esforço
      • Esforço: tempo e recurso implantado para que a meta ou o objetivo seja alcançado.

Um sem o outro não funciona muito bem

Como Vencer a Procrastinação

      • Perseverança é o ingrediente final dessa receita de sucesso. Ouve-se que é chato perseverar em hábitos que é chato quando é repetitivo todos os dias. Tem esse pensamento pois já tem um rotulo que não se dar bem para fazer esse habito.

 Não se pode ter em mente que para perseverar tem que ser perfeito ou bom na repetição cotidiano, e tenha certeza que esse fracasso esse dês encorajamento pode resultar o abandono de continuar se esforçando, vai deixando pra depois, e o depois nunca pode chegar. não precisa da perseverança depois de se dar bem, ou a excelência, pelo contrário ela é a chave para experiência.   A imperfeição gera comportamento de mudança e isso se resulta na pratica que se leva a experiência. Deu pra entender?

Para aprender a como eliminar a Falta de Foco em apenas 28 Dias Clique Aqui!

Todas as histórias de sucesso houve a perseverança para atingir o patamar almejado.  É claro que terá que escutar ao longo do caminho rejeições, criticas, e ate mesmo falta de apoio para continuar a seguir o caminho estreito e apertado que conduz ao sucesso e a felicidade. A sabedoria vem depois de pegar todas essas críticas, rejeições ser transformada em conquista, superação e principalmente vitória.

E você?

Conte-nos aqui nos comentários o que te faz mais procrastinar?

Ou compartilhe qual dica que funcionou com você, para eliminar a procrastinação…

Nos falamos em breve.

Forte Abraço,

– Ítalo Ferreira

Ainda mais conteúdo (exclusivo) por e-mail

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *